sábado, 15 de agosto de 2015

PRÁTICA PEDAGÓGICA



O LUGAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

A 6ª Diretoria Regional de Educação no intuito de garantir uma educação de qualidade no fortalecimento das políticas públicas educacionais, com foco na aprendizagem dos estudantes, assegurando acesso, permanência, o sucesso, o desempenho e a formação cidadã, tem promovido ao longo do ano, momentos de formação continuada, para as equipes gestoras, coordenadores e supervisores, buscando o redimensionamento das práticas pedagógicas nas escolas.

            Os encontros estão sendo realizados em forma de rodízio pelas equipes das escolas e em diferentes municípios, isto tem dado um caráter dinâmico e de construção a partir da necessidade apresentada no interior de nossas escolas.

A coordenadora pedagógica Neusiene Marques que tem desenvolvido seu trabalho junto a todos os setores pedagógico e tendo o apoio constante da professora Maria do Rosário Aquino, a atual gestora da 6ª Dired, aponta como positiva a experiência: “Nossos encontros tem centrado foco na formação baseada na experiência de profissionais que efetivamente desenvolvem seu trabalho cotidianamente na escola, e não apenas nas percepções de estudiosos da educação. Isso implica além da parceria entre a nossa diretoria e as escolas, a autonomia de cada profissional da educação em refletir sua pratica e readequá-la para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem”. Na oportunidade, a professora, destaca um texto assinado por Teresinha A. Rios e José C. Fusari  (2006, p. 69):
...o ofício de “ensinador”, daqueles que tem como oficio transmitir - criando e reproduzindo – o conhecimento, hoje, enfrenta o desafio de buscar a superação de problemas que se iniciam pela necessidade de explicitar as exigências de seu próprio papel – o dever ser -, a dimensão ética, os novos paradigmas para uma reflexão que se pretende aprofundada e abrangente. Isto se agrava quando se considera a educação continuada do educador, a “ensinação do ensinador” em sua pratica profissional cotidiana.

Partindo desse pressuposto as equipes das E.E. Maria Rodrigues Gonçalves e E.E. Luis Carlos/Alto do Rodrigues organizaram um profícuo estudo que teve por tema: “O LUGAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES1.
Com discussões acirradas nos grupos, o consenso é de que precisamos cada vez mais garantir esses espaços de formação e contribuir para transformar essa ação em um ato reflexivo com resultados na práxis pedagógica.
O evento aconteceu neste dia 13/08/15, no auditório da E.E. Maria Rodrigues envolvendo os gestores, coordenadores e supervisores de todas as escolas da rede estadual circunscrita à nossa 6ª DIRED.