O
LUGAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
A 6ª Diretoria Regional de Educação
no intuito de garantir uma educação de qualidade no fortalecimento das
políticas públicas educacionais, com foco na aprendizagem dos estudantes,
assegurando acesso, permanência, o sucesso, o desempenho e a formação cidadã,
tem promovido ao longo do ano, momentos de formação
continuada, para as equipes gestoras, coordenadores e supervisores,
buscando o redimensionamento das práticas pedagógicas nas escolas.
Os
encontros estão sendo realizados em forma de rodízio pelas equipes das escolas
e em diferentes municípios, isto tem dado um caráter dinâmico e de construção a
partir da necessidade apresentada no interior de nossas escolas.
A coordenadora pedagógica Neusiene
Marques que tem desenvolvido seu trabalho junto a todos os setores pedagógico e
tendo o apoio constante da professora Maria do Rosário Aquino, a atual gestora
da 6ª Dired, aponta como positiva a experiência: “Nossos encontros tem centrado foco na formação baseada na experiência
de profissionais que efetivamente desenvolvem seu trabalho cotidianamente na
escola, e não apenas nas percepções de estudiosos da educação. Isso implica
além da parceria entre a nossa diretoria e as escolas, a autonomia de cada
profissional da educação em refletir sua pratica e readequá-la para o
desenvolvimento do ensino e da aprendizagem”. Na oportunidade, a
professora, destaca um texto assinado por Teresinha A. Rios e José C. Fusari (2006, p. 69):
...o
ofício de “ensinador”, daqueles que tem como oficio
transmitir - criando e reproduzindo – o conhecimento, hoje, enfrenta o desafio
de buscar a superação de problemas que se iniciam pela necessidade de
explicitar as exigências de seu próprio papel – o dever ser -, a dimensão
ética, os novos paradigmas para uma reflexão que se pretende aprofundada e
abrangente. Isto se agrava quando se considera a educação continuada do
educador, a “ensinação do ensinador” em sua pratica profissional cotidiana.
Partindo desse pressuposto as equipes das E.E. Maria Rodrigues Gonçalves
e E.E. Luis Carlos/Alto do Rodrigues organizaram um profícuo estudo que teve
por tema: “O LUGAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS
PROFESSORES”1.
Com
discussões acirradas nos grupos, o consenso é de que precisamos cada vez mais garantir esses espaços de formação e
contribuir para transformar essa ação em um ato
reflexivo com resultados na práxis pedagógica.
O evento aconteceu neste dia
13/08/15, no auditório da E.E. Maria Rodrigues envolvendo os gestores, coordenadores
e supervisores de todas as escolas da rede estadual circunscrita à nossa 6ª
DIRED.