sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PROJETO TRANSFORMANDO DESTINOS



A 6ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DA CULTURA, representada pela Técnica do Ensino Médio - Professora Maria dos Navegantes Justo de Oliveira, esteve presente nesta sexta-feira, dia(27), na cerimônia de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Município de Macau, que visa promover ações, em parceria, de prevenção, de tratamento, de reabilitação e de reinserção social do usuário de álcool e outras drogas, bem como a repressão ao tráfico de substâncias entorpecentes.
Na ocasião, as Promotoras de Justiça, Saúde e Criminal, respectivamente, Iara Maria Pinheiro de Alburquerque e Luciana Andrade D'Assunção apresentaram o Projeto Transformando Destinos.  Projeto inovador do MPRN que vem sendo desenvolvido através de uma atuação institucional articulada no desenvolvimento de ações e estratégias de enfrentamento às drogas e suas consequências.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, também assinou Termo de Cooperação Técnica com o MPRN e criou o Comitê Gestor de Enfrentamento às Drogas no Rio Grande do Norte, o qual norteará a inclusão das políticas de prevenção ao uso, tratamento e reabilitação de usuários, nas ações governamentais. 
  


terça-feira, 24 de novembro de 2015

CLASSIFICADA ENTRE AS 10 MELHORES, NO CONCURSO DE REDAÇÃO


A 6ª DIREC parabeniza a aluna Vitória Silva de Oliveira, o Professor Orientador Vando Bezerra e a equipe da  Escola Estadual Professora Clara Tetéo.
Vitória da Silva Oliveira, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, foi classificada entre as 10 melhores, no concurso de Redação com o tema: Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O concurso foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação  e da Cultura, por meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio e Subcoordenadoria de Ensino Fundamental.
A aluna retratou com muita criticidade que a efetiva inclusão se dá pela percepção por parte da sociedade de que um atleta merece ser valorizado como tal, independente de competir em Jogos Paralímpicos ou Olímpicos. Destacou ainda, a importância das Paralimpíadas para os atletas com deficiência mostrar que com ânimo e determinação é possível superar as dificuldades. Vitória recebeu a orientação do seu professor de Língua Portuguesa, Vando Bezerra.
Natal (RN) está sediando as Paralimpíadas Escolares 2015, maior evento escolar para pessoas com deficiência do mundo. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), teve início no dia 23/11 e vai até o dia  28/11 e conta com a participação de mais de mil estudantes de 13 a 17 anos. Os atletas disputam medalhas em dez modalidades: atletismo, natação, futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
O acordo que levou a competição à Natal foi celebrado com o vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e a secretária estadual de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Julianne Faria. Esta é a primeira vez que as Paralimpíadas Escolares serão disputadas no Nordeste.
         
(Texto: Profª Maria dos Navegantes)
 


 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM MACAU



Nesta segunda-feira (16) a Escola Estadual Donana Avelino - Macau iniciou suas atividades do Programa Mais Educação com oitenta alunos. As crianças foram recebidas pela equipe de gestores e, na ocasião, foram apresentados os monitores das oficinas de dança, orientação à leitura, taekwondo, teatro e brinquedoteca. 
O Programa quer evidenciar uma educação que busque superar o processo de escolarização centrado na sala de aula. A escola, de fato, é o lugar legítimo de aprendizagem dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não se deve tomá-la como única instância educativa. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos, é tentar construir uma educação que pressuponha uma relação da aprendizagem para a vida, significativa e cidadã.